7 Serviços Do Meu INSS Para Quem Vai Se Aposentar

O Meu INSS é um dos serviços mais importantes para quem quer se aposentar com tranquilidade. Isso significa que o solicitante poderá saber o tempo que falta para se aposentar, solicitação de aposentadoria ou ainda emitir os extratos necessários são alguns dos serviços disponíveis.

Aliás, pelo Meu INSS, o cidadão tem muito conforto, já que é possível fazer tudo de forma on-line. Através dele é possível agendar diversos serviços de forma pratica, ou seja, não tem a necessidade de se dirigir até uma agência física para solicitar algum deles.

Para isso, é necessário que o usuário tenha acesso à internet através de um computador, smartphone ou tablet. Vale salientar que é preciso cadastrar uma senha.

Após criar a senha, o Meu INSS pode ser usado 24 horas e 7 dias por semana. Confira 7 serviços disponíveis pela plataforma on-line.

1 – Solicitações e Agendamentos

meu inss

Bem, através do Meu INSS é possível realizar o agendamento de vários serviços não sendo necessário ir até uma agência física apenas para isso. Inclusive, o atendimento on-line agiliza o tempo e ajuda com os transmites dos processos desejados, como o envio de comprovantes, documentos, entre outros.

Alguns dos serviços que podem ser agendados são os seguintes: aposentadorias, auxílios, benefícios assistenciais, pensão, extratos e muito mais. Isso quer dizer que tanto acompanhamento quanto agendamento pode ser feitos de forma virtual.

2 – Solicitar Aposentadoria

Pedir aposentadoria é um dos serviços que está disponível desde 2018. Dessa forma, o segurado deve tirar fotos dos documentos necessários para envia-los de forma on-line.

Nesse caso, é muito importante salvar os arquivos no formato PDF para documentos digitais e JPG para imagens. Lembre-se ainda de manter os arquivos em um tamanho que não ultrapasse 5mb.

De forma geral, veja os documentos necessários para comprovar os requisitos da aposentaria:

  • RG ou CNH;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Extrato Previdenciário (CNIS)
  • Comprovante de Residência atual
  • Documentos comprovatórios dos períodos de atividades especiais como, por exemplo: áreas insalubres ou rural

3 – Simular Aposentadoria

Outro serviço bastante importante é poder Simular Aposentadoria pelo Meu INSS. A simulação da aposentaria dá a possibilidade de o solicitante estimar se tem ou não direito adquirido em alguma das modalidades disponíveis.

O Meu INSS disponibiliza informações como tempo de contribuição, carências e o tempo que falta para atingir os critérios necessários para solicitar aposentadoria através do sistema de pontos, tempo de contribuição ou por idade.

Outro diferencial é ficar por dentro de dados de forma precisa, já que eles são retirados do CNIS. Dessa forma, as opções que são apresentadas na simulação são calculadas de forma on-line e em tempo real. E caso algum dos dados estejam incorretos ou incompletos, eles poderão ser corrigidos na mesma hora.

4 – Agendar Perícia

É possível ainda solicitar pelo Meu INSS o Agendamento de Perícia. Isso quer dizer que as pessoas que estão querendo se aposentar por invalidez ou para receber o auxílio-doença pode agendar de forma on-line. Aliás, caso seja necessário à renovação desses serviços, pelo Meu INSS é possível realizar.

Dessa forma, os serviços que podem ser agendados pelo Meu INSS são os seguintes:

  • Auxílio-acidente
  • Auxílio-doença
  • Aposentadoria por invalidez
  • BPC – Benefício de Prestação Continuada

5 – Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)

Esse serviço é muito importante para que os trabalhadores com carteira assinada comuniquem se houve algum acidente de trabalho, mesmo que o trabalhador não precise do afastamento.

Vale salientar que a notificação do acidente deve ser realizada em até 1 dia útil após o acidente.

Caso o acidente ocasione o óbito do trabalhador é necessário que o empregador informe imediatamente ao INSS. Caso contrário, multas poderão ser aplicadas.

Outra informação importante é que o Meu INSS disponibiliza um formulário em branco para preenchimento manual caso seja necessário.

6 – Emissão de Guia de Pagamento (GPS)

meu inss

Para os trabalhadores autônomos e profissionais liberais, o Meu INSS pode ser de suma importância. Isso porque eles, em sua maioria, são responsáveis pelas suas próprias contribuições sociais. Isso significa que é necessário emitir a Guia de Pagamento da Previdência Social (GPS).

Inclusive, de forma geral, é através desse documento que os contribuintes individuais, facultativos, segurados especiais e empregados domésticos recolhem as contribuições.

Vale salientar que é necessário manter as parcelas em dia para garantir todos os direitos de aposentadoria. O documento pode ser pago em bancos, casas lotéricas e correspondentes bancários. Mas caso o contribuinte prefira, ele pode registrar o documento para pagar no débito automático ou ainda pode pagar pelo internet banking escaneando o boleto pelo código de barras.

7 – Extrato Contribuição CNIS

E por fim, pelo Meu INSS é possível emitir e consultar o extrato das contribuições previdenciárias, conhecido como CNIS.

Para o solicitante é extremamente importante ficar por dentro do extrato de contribuição, ou seja, é algo indispensável. Esse processo pode ser a garantia de todos os requisitos para que o pedido de aposentadoria tenha seus requisitos cumpridos.

Inclusive, é através desse relatório que a média do salário-contribuição é estabelecida. Isso significa que um eventual erro pode representar um prejuízo mensal, já que pode impactar de forma negativa no benefício.

E como ter acesso ao Meu INSS?

Acessar o Meu INSS é algo gratuito e pode ser realizado pelo site ou aplicativo através de um cadastro de identificação. Saiba como:

1 – Acesse a página Meu INSS;

2 – Selecione o botão “Entrar” e clique em “Crie sua conta”;

3 – Preencha corretamente todos os dados pessoais solicitados e conclua seu cadastro;

4 – Em seguida, valide as informações para garantir que é titular da conta.

Pronto! Com o login e senha criados, o solicitante pode ter acesso a demais serviços da plataforma do Governo. Vale salientar que o login é unificado.

Site

Depois de validar a senha e o cadastro, retorne a tela inicial do meu INSS e acesse os serviços com senha tocando em “entrar”.

Feito isso, disponibilize o CPF (apenas números) e selecione o botão “próximo”. E por fim, forneça a senha cadastrada anteriormente.

Veja mais:

+ 2 benefícios do Governo disponíveis – confira.

++ Saiba como consultar o FGTS.

Aplicativo Meu INSS

Outra alternativa bem legal é baixar o aplicativo Meu INSS. Ah, é possível realizar o download de acordo com o sistema operacional do smartphone ou tablet, que está disponível na loja de APP Google Play para Android e APP Store para IOS.

Depois de baixar de forma gratuita, basta realizar o login com a mesma senha cadastrada no site.

meu inss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.