Prova De Vida Para Beneficiários Do INSS – Saiba Como Fazer

O INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, disse que vai começar a partir de agosto um projeto-piloto para poder realizar prova de vida através do celular, com biometria. O novo procedimento de prova de vida vai fazer com que o beneficiário do INSS não precise mais comparecer a agência.

INSS

É esperando que o teste de prova de vida atinja um total de 500 mil beneficiários do INSS, segundo o presidente do INSS, Leonardo Rolim. No entanto, o INSS ainda não disse de que forma o beneficiário será informado para fazer esse teste.

No ano de 2019, o INSS realizou um projeto que utilizou biometria do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A ideia foi de verificar a utilização dessa base pelo aplicativo do INSS, ou seja, se ela viabilizaria a prova de vida remota. Naquele momento, em torno de 100 mil pessoas dentro de 14 municípios do Brasil, chegaram a participar do projeto, que na ocasião foi aprovado.

Outro ponto importante é que os beneficiários do INSS que não possuem smartphone ou que possuem alguma dificuldade para usar tecnologia podem solicitar ajuda para realizar a comprovação de forma remota. Vale salientar que ainda existe a possibilidade de realizar a comprovação física em uma agência bancária, como ainda ocorre atualmente.

Ainda segundo o INSS, “A validação biométrica a distância pode ser feita usando qualquer smartphone. Então, uma pessoa mais familiarizada com o aparelho pode segura-lo e passar orientações ao beneficiário, como olhar para a câmera e dizer quais sinais ele deve fazer”.

Veja também:

+ Caixa libera desbloqueio de Conta Poupança pelo WhatsApp – confira como fazer.

++ Saiba como solicitar a antecipação do auxílio-doença do INSS. 

O resultado, que vai confirmar ou a prova de vida no INSS, será informado depois que o procedimento terminar.

Fonte: Notícias Concursos (www.noticiasconcursos.com.br).

INSS

Atenção: O Consulta Benefício (www.consultabeneficio.com) não disponibiliza qualquer tipo de benefício do Governo.
Observações: O Consulta Benefício (www.consultabeneficio.com) trabalha para manter as informações atualizadas. Essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites do Governo.
OBS: Para outras informações sobre o Consulta Benefício (www.consultabeneficio.com) acesse o disclaimer do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.