O que é o Bolsa Família e como se cadastrar no benefício?

O que é Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa social criado para oferecer às famílias em situações de pobreza ou extrema pobreza, uma condições de vida mais confortável.

Mais conhecido por ser um programa de transferência de renda, o Bolsa Família ajuda essas famílias em um modo de superação em uma situação de condições extremas de vivência.

Alguns dos pontos positivos do programa, se dá pela garantia de alimentação mensal e acesso a educação de crianças, jovens e adultos. Além disso, o programa, hoje em dia, atende mais de 13,9 milhões de famílias, no Brasil.

Nos tópicos abaixo, falaremos sobre os principais quesitos para realizar a inscrição da família, os direitos e deveres a serem cumpridos pelas famílias que participam do mesmo. Além disso, mostraremos como é realizado o passo a passo da inscrição.

O que é o Bolsa Família?

O Bolsa Família, é classificado como um programa social oferecido pelo Governo Federal que faz parte do cunho de assistência à família e acontece mediante a um recurso utilizado para retirar uma parte da população que se encaixa no quesito de pobreza e extrema pobreza.

O funcionamento desse programa, se dá pelo depósito x de uma quantia de valor, em contas poupanças em nome da matriarca da família participante.

Hoje em dia, o banco da Caixa já disponibiliza uma facilidade para o recebimento desse valor, que acontece em um cartão magnético, entregue pela agência, obtendo limite máximo de movimentação, de até R$3.000,00.

Como realizar o cadastro no Benefício?

Primeiramente, para realizar o cadastro nos programas sociais oferecidos pelo governo, é necessário que qualquer participante realize o CaD Único.

Onde serão informados e salvos análises de renda, dos participantes, logradouro e dentre outros dados pessoais. Para realizar o processo de cadastro, dentro do programa do Bolsa Família, é necessário que o participante titular compareça ao órgão responsável no seu município (normalmente CRAS e CREAS).

O cadastro é feito pela coleta de diversas informações sobre renda e situações financeiras das famílias participantes.

E para receber o benefício, a família deve cumprir os pré-requisitos nas áreas da saúde e educação de todos os membros inscritos. 

Quais os requisitos para se inscrever no Bolsa Família?

Os principais requisitos exigidos pelo Governo, a fim de selecionar as famílias participantes do programa do Bolsa Família, são:

Comparecimento de gestantes, se houver, nas consultas pré-natal, oferecidas pelo ministério da saúde; Participação em atividades oferecidas pelo MS

Sobre aleitamento materno e outras assistências às gestantes das famílias participantes; Cartão de Vacinação atualizado das crianças de 0 a 7 anos;

Acompanhamento em dia na saúde das mulheres de 14 a 44 anos; e frequência mínima de 75% à todos os membros matriculados em escolas públicas.

Leia também: 

Consulta de CPF

Conheça o Minha Casa Minha Vida

Além disso, entra nos quesitos de famílias que possuem o direito ao benefício em questão, as famílias que possuem renda R$89,00 por pessoa, mensalmente.

Famílias que possuem gestantes, crianças e adolescentes, podendo receber até 5 benefícios, cada família.

No entanto, as famílias autorizadas ao acúmulo de benefício, são famílias tituladas em pobreza ou extrema pobreza.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima