Quer Empreender Durante A Crise? Confira 6 Dicas

A segurança e o medo na maioria das vezes causam medo nas pessoas que tem vontade de empreender e abrir seu próprio negócio. Além disso, durante uma crise, esse medo se torna ainda maior.

Quando deixamos de lado o medo e a segurança, percebemos que existe dentro de nós características que podem levar ao sucesso. Dessa forma, as melhores competências pessoais podem ser usadas na abertura de uma empresa.

Vale salientar que para empreender não é necessário ter todos os conhecimentos em alto nível. O que deve ser feito é usar bem as competências pessoais que cada pessoa possui. Isso fara toda diferença na abertura do próprio negócio.

Deve-se ainda levar em conta outros aspectos: autonomia, dedicação, riscos, diferenciação e por último, o elemento mais importante, o valor.

O valor tem vários significados: valor econômico, intraempreendedor e valor social. Todos esses aspectos devem ser levados em conta.

Mas você sabe quais são as oportunidades em que uma crise pode despertar?

empreender

Uma crise econômica é ruim e todo mundo sabe disso. Isso pode ser explicado pelo fato de ter redução de consumo da população, já que houve uma queda na renda e dessa forma o faturamento das empresas também caem.

Mas uma crise pode gerar oportunidades. Uma crise pode tirar as pessoas e as empresas da chamada “zona do conforto”. Dessa forma, pode haver a receptividade de novos produtos e serviços e em especial, os que promovem eficiência.

Enxergue isso e se beneficie da crise.

Confira algumas dicas para empreender

1 – Defina o mercado de uma maneira em que sua empresa possa ter sucesso em pouco tempo

Ser uma empresa de sucesso no mercado possibilita um valor ou prêmio muito alto, em comparação a outras empresas do mesmo segmento. A ambição deve ser grande, mas os passos não podem ser tão longos.

Para citar um bom exemplo, existe o Facebook. Quem não lembra o sucesso que fazia o Orkut quando o Facebook foi lançado? Dessa forma, Mark Zuckerberg decidiu usar rede social que até então, dominava Universidade de Havard, nos Estados Unidos. Ele então resolveu amplia-la para outras universidades da Costa Leste, que também fazia parte desse grupo.

E seguida, o Facebook foi aberto para todas as universidades americanas e para todos os usuários do país. Depois de dominar os EUA, o Facebook passou a dominar o restante do mundo, se tornando a maior rede social existente.

2 – Desafios de abrir uma empresa

Todo mundo sabe que a burocracia para abrir uma empresa é muito grande e pior: os custos são elevados. De fato, tudo isso é verdade. Mas existe a possibilidade de encontrar uma atividade mais tranquila para ser executada.

Podemos citar como bons exemplos, empresas de serviços. Elas possuem tributação mais simples e menor necessidade de alvarás e licenças.

Outra possibilidade é iniciar como MEI (Micro Empreendedor Individual). Ele é bem mais acessível se comparados a outras maneiras.

3 – Entenda o que envolve o seu mercado

Uma crise, quase sempre, leva ao consumo mais consciente e em especial ao consumo de itens não essenciais. A instabilidade econômica vivida no Brasil poderá durar mais tempo, mas o mercado de tecnologia caminha independente e até com um bom crescimento.

Todas as crises geram oportunidades de negócios. Outro bom exemplo é em relação à alta do dólar. O que antes era uma vantagem importar, agora oportunidades pode surgir no próprio Brasil.

Antes de qualquer coisa, lembre-se de entender bem o mercado.

4 – Pense nas soluções que resolvam

Outra dica boa é focar em soluções que resolvem problemas que fazem parte do dia a dia das pessoas. Lembre-se que nem sempre um negócio mirabolante vai fazer diferença na vida das pessoas.

5 – Controle a saúde financeira da empresa

Antes de qualquer coisa, um bom plano financeiro deve estar anotado em um papel e muito bem definido para que o negócio seja saudável. Toda cautela é necessária.

Em caso de sociedade, todas as informações devem ser compartilhadas e caso não seja, compartilhe tudo com os lideres da empresa. Transparência é tudo e todos os objetivos devem ser alinhados.

Ao montar um negócio, o controle de fluxo de caixa deve ser bem feito. Ele vai ditar o norte da empresa através de informações precisas. É bom evitar contratos longos e com multas altas no encerramento.

Veja mais:

+ Autônomo: confira 10 dicas para comprovar o tempo de trabalho e se aposentar.

++ FGV disponibiliza curso gratuito e online sobre Direitos do Consumidor.

6 – Controle e otimize o tempo

Ao iniciar a atuação, as empresas não terão pessoas suficientes para dar andamento a tudo que precisa ser feito. Se possível, terceirize a automatize tudo que puder e deixe a vida social de lado.

Existe necessidade de estar 100% focado e consciente para atingir todos os objetivos. Isso vai geram eficiência em todas as operações da empresa.

Essas atitudes ainda acarretam em mais tempo para realizar entrevistas e contratar pessoas que darão equilíbrio profissional, financeiro e harmonioso para empresa.

empreender

Aviso Legal!

O Consulta Beneficio consultabeneficio.com, não solicita em nenhuma situação quantia em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro. Não temos vínculo com as marcs divulgadas. Não somos instituição financeira. Somos um site de conteúdo informativo. Trabalhamos para manter todas as informações atualizadas sempre que possível. Você pode consultar essas informações nos sites das instituições/provedores financeiras oficiais.

Para mais informações sobre o Consulta Beneficio (consultabeneficio.com/disclaimer) acesse nosso aviso legal em consultabeneficio.com/disclaimer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima