Durante A Crise Do Coronavírus, O Nome Pode Ficar Negativado?

Passando por uma crise de saúde sem precedentes, o Brasil está entrando também em uma crise financeira em que não é possível calcular o tamanho do prejuízo.  Dessa maneira, muitas pessoas estão perdendo o emprego, ficando sem trabalhar e as contas acabam atrasando.

Um dos grandes problemas em não honrar os compromissos é a negativação do nome. Estar com o nome negativado acarreta em várias situações que causam muita dor de cabeça: atraso nos pagamentos do dia a dia, impossibilidade de obter um cartão de crédito, impossibilidade de obter um empréstimo pessoal, entre outros.

Dessa maneira, várias dúvidas passam a fazer parte da vida da população mais afetada: o nome pode ficar negativado durante e pandemia do coronavíus?

O fato é que ainda estamos no segundo mês de isolamento e não há previsão para a volta da rotina normal. Isso causa uma sensação de medo e até pânico porque ninguém sabe ao certo como serão as coisas no futuro. Isso diz respeito também ao pagamento das contas rotineiras.

A crise tem fazendo com que muitas pessoas percam o emprego. Isso é explicado pelo fato de os empresários não estarem tendo renda e dessa forma, não tem como manter seus funcionários.

Muito antes da crise, muito brasileiros estavam com suas contas em dia e agora algumas estão atrasando pela falta de recursos. Dessa forma, será que é possível o nome estar negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito?

O nome pode ficar negativado durante a pandemia do coronavírus?

nome pode ficar negativado

Ainda não existe uma resposta concreta sobre essa pergunta. O fato é que durante a crise, o prazo para negativação nos órgãos de proteção ao crédito deverá passar de 10 para 45 dias, segundo a ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito).

Além disso, existem em andamento um Projeto de Lei (Lei 889) do senador Angelo Coronel (PSD/BA), que tem como finalidade a suspensão da negativação durante o andamento do decreto de calamidade pública, que inicialmente está vigorando por 90 dias. O Projeto de Lei foi aprovado pela câmara e agora segue em análise pelo Senado.

Dessa forma, o nome não pode ser negativado da forma que era antes. Esse processo vai demorar mais um pouco. De toda forma, deverá ser aguardadas mais novidades sobre o assunto para sabermos se a negativação vai acontecer após 45 dias ou mais, como está previsto no projeto de lei.

Linhas de crédito durante a crise

Diante da crise, muitas operadores estão flexibilizando a quitação de suas linhas de crédito. Alguns bancos, por exemplo, pausaram o pagamento das parcelas do financiamento imobiliário. Essas medidas tem como ideia ajudar o trabalhador em um dos momentos mais difíceis do Brasil.

A Nubank é outro exemplo. Ela baixou a taxa de juros para o parcelamento da fatura. Outro exemplo foi o Banco Inter. Ele flexibilizou o pagamento da fatura para 60 dias.

+ Cartão de Crédito Makro – pague no preço de atacado. 

++ Cartão de Crédito Nubank – consulte as condições.

Alternativas para deixar os pagamentos em dia

De toda forma, para consultar as condições sobre as operações financeiras na operadora de sua preferência, é necessário entrar em contato.

Outro detalhe importante: caso, você esteja sem dinheiro para pagar a fatura do cartão de crédito ou quitar um empréstimo, ligue para sua operadora financeira e negocie. Melhores condições serão encontradas.

nome pode ficar negativado

Aviso Legal!

O Consulta Beneficio consultabeneficio.com, não solicita em nenhuma situação quantia em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro. Não temos vínculo com as marcs divulgadas. Não somos instituição financeira. Somos um site de conteúdo informativo. Trabalhamos para manter todas as informações atualizadas sempre que possível. Você pode consultar essas informações nos sites das instituições/provedores financeiras oficiais.

Para mais informações sobre o Consulta Beneficio (consultabeneficio.com/disclaimer) acesse nosso aviso legal em consultabeneficio.com/disclaimer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima