Durante A Crise Do Coronavírus, O Nome Pode Ficar Negativado?

Passando por uma crise de saúde sem precedentes, o Brasil está entrando também em uma crise financeira em que não é possível calcular o tamanho do prejuízo.  Dessa maneira, muitas pessoas estão perdendo o emprego, ficando sem trabalhar e as contas acabam atrasando.

Um dos grandes problemas em não honrar os compromissos é a negativação do nome. Estar com o nome negativado acarreta em várias situações que causam muita dor de cabeça: atraso nos pagamentos do dia a dia, impossibilidade de obter um cartão de crédito, impossibilidade de obter um empréstimo pessoal, entre outros.

Dessa maneira, várias dúvidas passam a fazer parte da vida da população mais afetada: o nome pode ficar negativado durante e pandemia do coronavíus?

O fato é que ainda estamos no segundo mês de isolamento e não há previsão para a volta da rotina normal. Isso causa uma sensação de medo e até pânico porque ninguém sabe ao certo como serão as coisas no futuro. Isso diz respeito também ao pagamento das contas rotineiras.

A crise tem fazendo com que muitas pessoas percam o emprego. Isso é explicado pelo fato de os empresários não estarem tendo renda e dessa forma, não tem como manter seus funcionários.

Muito antes da crise, muito brasileiros estavam com suas contas em dia e agora algumas estão atrasando pela falta de recursos. Dessa forma, será que é possível o nome estar negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito?

O nome pode ficar negativado durante a pandemia do coronavírus?

nome pode ficar negativado

Ainda não existe uma resposta concreta sobre essa pergunta. O fato é que durante a crise, o prazo para negativação nos órgãos de proteção ao crédito deverá passar de 10 para 45 dias, segundo a ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito).

Além disso, existem em andamento um Projeto de Lei (Lei 889) do senador Angelo Coronel (PSD/BA), que tem como finalidade a suspensão da negativação durante o andamento do decreto de calamidade pública, que inicialmente está vigorando por 90 dias. O Projeto de Lei foi aprovado pela câmara e agora segue em análise pelo Senado.

Dessa forma, o nome não pode ser negativado da forma que era antes. Esse processo vai demorar mais um pouco. De toda forma, deverá ser aguardadas mais novidades sobre o assunto para sabermos se a negativação vai acontecer após 45 dias ou mais, como está previsto no projeto de lei.

Linhas de crédito durante a crise

Diante da crise, muitas operadores estão flexibilizando a quitação de suas linhas de crédito. Alguns bancos, por exemplo, pausaram o pagamento das parcelas do financiamento imobiliário. Essas medidas tem como ideia ajudar o trabalhador em um dos momentos mais difíceis do Brasil.

A Nubank é outro exemplo. Ela baixou a taxa de juros para o parcelamento da fatura. Outro exemplo foi o Banco Inter. Ele flexibilizou o pagamento da fatura para 60 dias.

+ Cartão de Crédito Makro – pague no preço de atacado. 

++ Cartão de Crédito Nubank – consulte as condições.

Alternativas para deixar os pagamentos em dia

De toda forma, para consultar as condições sobre as operações financeiras na operadora de sua preferência, é necessário entrar em contato.

Outro detalhe importante: caso, você esteja sem dinheiro para pagar a fatura do cartão de crédito ou quitar um empréstimo, ligue para sua operadora financeira e negocie. Melhores condições serão encontradas.

nome pode ficar negativado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.