Onde devo Consultar o CPF? Qual a importância de ter o nome limpo?

Consultar o CPF

Quando você opta por Consultar o CPF você garante que não existam pendências ou restrições vinculadas ao seu nome ou ao nome de outra pessoa, como dívidas ou protestos em cartórios, isso te permite identificar ou antecipar maiores problemas. 

Com isso, você pode constatar se nenhuma empresa entrou com ação contra o nome verificado, se existe alguma inadimplência ou fraude.

Ter o “o nome limpo” significa que você não está registrado em nenhum dos bancos de dados das instituições protetoras do crédito do país, ou seja, você não possui dívidas declaradas nos bancos de dados.

Manter uma verificação regular do seu próprio CPF é importante para a sua própria segurança. Alguma dívida antiga ou esquecida pode ser protestada sem o seu conhecimento e você será devidamente notificado.

Caso você esteja pretendendo pedir um empréstimo pessoal, também é importante verificar a regularidade do seu próprio CPF em todas as entidades mantenedoras dos bancos de dados (Boa Vista SCPC, Serasa e SPC Brasil) assim você aumenta as suas chances de consegui-lo.

Depois de cinco anos a dívida é perdoada e o nome sai dos bancos de dados. É verdade?

Existe um mito que diz que depois de cinco anos de “nome sujo” a dívida simplesmente é esquecida. Essa informação não é verdadeira. 

A verdade é que existe sim, um prazo de cinco anos para que o nome seja mantido no banco de dados, porém as instituições sempre terão essas informações em seus registros.

Além disso, depois de um tempo, o banco pode vender a dívida para outra instituição especializada que fará a cobrança dos débitos.

Onde devo Consultar o CPF?

Para ter certeza que não existem pendências vinculadas ao nome, é importante verificar o banco de dados de todos os órgãos responsáveis, pois cada um deles possui informações diferentes. É importante verificar não só no Boa Vista SCPC como no SPC e Serasa. 

Você pode não aparecer em um dos bancos de dados, mas constar como devedor em outro.

É possível consultar gratuitamente o CPF no site do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), basta se cadastrar e acessar o banco de dados do Boa Vista SCPC.

O Serasa também permite a consulta gratuita do próprio CPF mediante a cadastro, enquanto no SPC é necessário pagar uma pequena taxa.

Como faço para Consultar o CPF?

Você pode realizar as consultas através dos sites das instituições ou pessoalmente, ao comparecer em algumas das centrais de atendimento. Os endereços você confere também nos respectivos sites das instituições.

Em algumas das instituições a consulta do próprio CPF após cadastro, feito através do site é gratuita, em outras pode ser cobrada uma pequena taxa. 

Leia também: 

Vantagens e Desvantagens Empréstimo Pessoal

Financiamento de Veículos Bradesco

Qual a importância de ter o nome limpo e fora dos bancos de dados? 

É importante que você não possua débitos vinculados ao seu nome para que você possa efetuar transações financeiras, como compras, solicitação de empréstimos, parcelamentos, aumentos de crédito e vários outros direitos. 

Procure garantir que você não possua dívidas e mantenha um controle financeiro eficaz para ter uma vida financeira muito mais tranquila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Rolar para cima