Veja Como Solicitar O CPF Pela Internet

Poucas pessoas sabem, mas é possível solicitar o número do CPF pela internet com conforto e tranquilidade. Esse serviço está disponível de forma gratuita onde Receita Federal emite o número na hora através de um formulário.

Aliás, o cidadão pode solicitar tanto a primeira via quanto a segunda via do CPF. Inclusive, os dois serviços estão disponíveis 24 horas por dia nos sábados, domingos e feriados.

O sistema on-line foi anunciado em agosto de 2012 e antes de o serviço está disponível de forma on-line, era necessário o cidadão se dirigir até uma agência dos correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica, pagar uma taxa de R$ 5,70 e solicitar.

Dessa forma, criamos esse artigo para ajudar você a solicitar o CPF pela internet, sendo possível solicitar também a segunda via.

Veja como solicitar a 1ª via do CPF pela internet

cpf

Bem, a importância do CPF para o brasileiro é muito grande. Dessa forma, ele é disponibilizado pela Receita Federal para identificar os contribuintes. Vale salientar que são 11 números e eles só mudam de houver uma decisão judicial.

E para solicitar a 1ª via siga os passos a seguir:

1 – Acesse o site da Receita Federal;

2 – Preencha o formulário disponível fornecendo informações básicas como data de nascimento, o número do título de eleitor, sexo, local de nascimento e o nome da mãe. Inicialmente, o pedido estava disponível apenas para as pessoas que possuem título de eleitor e que tinham menos de 25 anos.

Cartão CPF

Outra informação importante é que o cartão físico azul do CPF com uma tarja magnética, não é disponibilizado pela Receita Federal desde 2010, já que o número do CPF pode ser encontrado em outros documentos, como por exemplo: Carteira de Identidade e Carteira de Motorista.

O serviço on-line é utilizado apenas para emitir um comprovante de inscrição que poderá ser impresso pelo solicitante e reimpresso sempre que ele quiser.

E como tirar a segunda via do CPF?

cpf

Outra coisa bem importante ao tirar o CPF é poder prestar Concurso Público, realizar matricula em universidade, abrir conta em banco, entre outras coisas.

E para solicitar a segunda via siga os passos a seguir:

1 – Acesse o site da Receita Federal;

2 – Existem três situações para pedir reimpressão;

– Não apresentou a Declaração do Imposto de Renda nos dois exercícios anteriores.

– Disponibilizou a Declaração do Imposto de Renda pelo menos uma vez nos últimos dois exercícios.

– Possuir código de atendimento que foi gerado por uma solicitação realizada em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Correios ou ainda em alguma representação diplomática fora do Brasil.

3 – Dependendo da sua situação, você será encaminhado para Impressão Simplificada, o Atendimento Virtual (e-CAC) ou para impressão por Código de Atendimento.

Além disso, ao solicitar o CPF de forma on-line, informações serão cruzadas com outras bases de dados para evitar fraudes.

Vale salientar que o número será gerado após a validação de todas as informações e caso haja inconsistência, e recomendação é solicitar o documento de forma presencial.

Veja também:

+ Veja como consultar o NIS para ter acesso aos Programas Sociais.

++ 2 benefícios disponíveis pelo Governo – confira.

Solicitar CPF – Receita Federal

Você poderá ainda ter acesso a outros serviços ao acessar o site da Receita Federal, confira:

  • Regulariza o cadastro do CPF
  • Alterar cadastro do CPF
  • 2ª via CPF
  • CPF no celular
  • Perguntas e respostas
  • Nome social
  • Inscrição 1ª via
  • Inscrição 1ª via para estrangeiros residentes no Brasil ou em Trânsito
  • Regularização CPF
  • Comprovante de inscrição 2ª via
  • Comprovante de situação cadastral

cpf

Aviso Legal!

O Consulta Beneficio consultabeneficio.com, não solicita em nenhuma situação quantia em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro. Não temos vínculo com as marcs divulgadas. Não somos instituição financeira. Somos um site de conteúdo informativo. Trabalhamos para manter todas as informações atualizadas sempre que possível. Você pode consultar essas informações nos sites das instituições/provedores financeiras oficiais.

Para mais informações sobre o Consulta Beneficio (consultabeneficio.com/disclaimer) acesse nosso aviso legal em consultabeneficio.com/disclaimer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima