Você Sabe O Que É FGTS , O Valor Dele E Como Consultar?

Muitas pessoas escutam e falam, mas não sabem o que de fato é FGTS. FGTS significa Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço. Além disso, nem todo mundo sabe qual é a utilidade ou quem deposita e para onde vai o dinheiro.

Por esses e outros motivos criamos esse conteúdo rico em informações para mostrar tudo que envolve o FGTS.

O FGTS não é apenas importante para o nosso dia a dia, ele se torna ainda mais relevante quando o Governo fala ou vai liberar. Afinal de contas, ele libera ou não?

Bem, a liberação ocorre em caso de emergência, como a que estamos passando nesse momento por causa do coronavírus. Mas, o que faremos hoje é explicar a finalidade da criação do FGTS, onde você vai entender tudo nas próximas linhas.

Como foi criado o FGTS?

FGTS

Antes de tudo, vamos mostrar aspectos que envolvem sua criação. Muitas pessoas reclamam e comentam sobre a criação do FGTS. Mas, na teoria e na prática, ele é muito importante para proteger o trabalhador. Essa explicação é de fácil entendimento porque ele funciona como uma espécie de poupança forçada.

Bem, agora vamos começar do início. O FGTS foi criado no ano de 1966 através da Lei 5.107 e já no ano seguinte passou a vigorar. A ideia central dele era proteger o trabalhador e dessa forma, todo trabalhador com carteira assinada possuía uma conta criada na Caixa Econômica.

Essa informação é muito importante porque além de mostrar como ocorreu sua criação, ele mostra que a Caixa Econômica sempre foi o banco responsável pelos pagamentos do FGTS e até hoje isso ocorre.

Isso significa ainda que com a criação do FGTS, os trabalhadores que tinham e tem carteira assinada receberam e recebem depósitos mensais em suas contas. Assim, em casos específicos, os trabalhadores poderiam e podem sacar esses recursos na Caixa e que é retido pelo Governo.

FGTS: os depósitos e os saques

Outras informações importantes são sobre os saques e depósitos do FGTS. Vamos começar pelos depósitos. Os depósitos são feitos pelas empresas e devem ser feitos até o dia 7 de cada mês.

O valor dele é de 8% em cima do salário de cada trabalhador. Na nos casos de jovens aprendizes, o percentual cobrado é de 2%. Então, todos os meses a empresa deve depositar os valores correspondentes na conta do trabalhador.

E no que diz respeitos aos saques, eles devem ser feitos de acordo com alguns casos, como por exemplo: caso haja demissão sem justa causa, doenças graves e em caso de aposentadoria. Posteriormente, ele passou a ser liberado para realizar comprar de imóveis.

Todavia, muita gente usa o saldo FGTS para dar entrada na compra de uma casa ou imóveis de forma geral, sendo totalmente permitido.

E como funciona a liberação do Governo?

Bem, como falamos acima, existem casos específicos em que o FGTS pode ser liberado, por exemplo: no ano passado, o presidente Jair Bolsonaro liberou o saque de até R$ 500 para poder movimentar a economia. O saque do valor estabelecido foi uma das regras na época.

Dessa forma, nesse caso especifico, o trabalhador podia ir até uma agência Caixa e sacar para usar da maneira que ele quiser. Ele podia pagar uma conta, investir em algum negócio ou até mesmo comprar alguns produtos.

Vale salientar que esses casos específicos tem que ter o aval do presidente. Mas sua ideia central é de proteger o trabalhador em caso de algum imprevisto, como perder o emprego ou alguma doença grave.

Mas como consultar o FGTS?

FGTS

Contudo, uma das informações mais importantes é como consultar o FGTS. Muitas pessoas não tem ideia de como fazer isso e esse post também tem a finalidade de esclarecer essa dúvida.

Bem, nesse ano (2020), entrou em vigor o FGTS Digital, ou seja, de qualquer lugar, é possível consultar o saldo. Essa facilidade foi criada pelo Governo para poder melhorar a vida do trabalhador com menos burocracia e mais acesso as informações relativas a esse benefício e o melhor: a consulta é totalmente gratuita.

A consulta do FGTS pode ser realizada de qualquer lugar pelo aplicativo FGTS Digital. Mas as vantagens não param por aí, confira:

  • O acesso inicial é permitido pelo CPF
  • Todo o acompanhamento do FGTS pode ser realizado a qualquer hora do dia
  • Acompanhe a solicitação do saque
  • APP disponível para Android através Google Play
  • APP disponível para IOS através do APP Store

Veja também:

+ Você sabe como calcular o 13° salário?

++ Empréstimo para Empreendedor Informal – até 20 mil disponível.

E como baixar o aplicativo?

Você já viu que existem inúmeras vantagens ao consultar o FGTS, agora vamos mostrar como baixar o aplicativo.

1 – Através do APP Store ou Google Play localize a palavra FGTS;

2 – Selecione a opção cadastra-se;

3 – Forneça todos os seguintes dados pessoais: nome completo, data de nascimento e e-mail. Após esse procedimento, crie uma senha com seis dígitos e se já usava uma, ela pode ser mantida;

4 – Clique na opção “Não sou robô”;

5 – Um e-mail será recebido e através dele, um link deve ser acessado;

6 – Após o cadastro, o APP deverá ser aberto e o CPF e a senha devem ser informados;

7 – Responda umas perguntas funcionais e aceite as condições de uso.

Em seguida, o APP estará configurado e dessa forma, a consulta FGTS poderá ser realizada. Em caso de dúvidas, a Caixa disponibiliza dois telefones para contato: 0800 726 0101 (SAC) e 0800 725 7474 (Ouvidoria).

FGTS

Aviso Legal!

O Consulta Beneficio consultabeneficio.com, não solicita em nenhuma situação quantia em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro. Não temos vínculo com as marcs divulgadas. Não somos instituição financeira. Somos um site de conteúdo informativo. Trabalhamos para manter todas as informações atualizadas sempre que possível. Você pode consultar essas informações nos sites das instituições/provedores financeiras oficiais.

Para mais informações sobre o Consulta Beneficio (consultabeneficio.com/disclaimer) acesse nosso aviso legal em consultabeneficio.com/disclaimer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima