Veja Quem Vai Receber O 14° Salário Do INSS

Visando atender aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o senado deve votar uma sugestão legislativa (SUG), depois que cerca de 40 mil pessoas assinaram o texto que tem como objetivo a criação do 14° salário do INSS.

O objetivo é que o pagamento do 14° salário do INSS seja realizado ainda esse ano.

INSS

A proposta da criação foi apresentada através do advogado Sandro Gonçalves – Ribeirão Preto/SP. Em seguida, ela foi transformada em SUG e começou a tramitar dentro da comissão de Direitos Humanos (CDH), sendo presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Ele também foi nomeado como relator do projeto.

Além disso, Paim está procurando uma forma para mudar essa preposição para que o 14° salário se torne um projeto de lei, com a ideia e acelerar a tramitação do projeto.

Aliás, a necessidade da proposta ocorreu por causa do adiantamento do 13° salário que foi pago de forma antecipada por causa da pandemia do novo coronavírus.

Vale salientar que esse pagamento adiantado pode fazer com que o segurado fique com chance de não ter renda até o final do ano por causa da crise.

O senador Paim, que está no comando da relatoria do projeto, disse que concorda com os argumentos que foram apresentados no texto.

E ele ainda acrescentou que nos dias atuais, o quadro de aposentadoria do Brasil está muito mais crítico principalmente por causa do coronavírus. Isso acontece por que os idosos são mais vulneráveis ao vírus, o que aumentou o gasto com remédios.

Cerca de 70% dos segurados da previdência tem direito e recebem um salário mínimo. Inclusive, no mês de abril, em torno de 30 milhões de pessoas receberam antecipadamente o 13° salário do INSS.

Outro ponto importante é que para realizar o pagamento, ou melhor, a antecipação do 13º salário, onde e foi dividido em duas parcelas, o Governo teve que gastar o equivalente a R$ 24 bilhões.

Veja também:

+ PIS Emergencial de até R$ 1.045,00 disponível – veja se você tem direito. 

++ Veja importância de saber o número do NIS.

Mas, apenas disso, já havia previsão para esse orçamento, ao contrário do que pode ser desembolsado com o 14° salário do INSS, já que esse não é um gasto planejado para esse ano.

Ainda segundo Paim, não há necessidade de se preocupar de onde o dinheiro vai ser retirado para arcar com o 14° salário do INSS. Vale salientar que o congresso aprovou a PEC do Orçamento de Guerra, onde é permitido rapidez e menos burocracia nas medidas para combater o coronavírus.

INSS

Aviso Legal!

O Consulta Beneficio consultabeneficio.com, não solicita em nenhuma situação quantia em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro. Não temos vínculo com as marcs divulgadas. Não somos instituição financeira. Somos um site de conteúdo informativo. Trabalhamos para manter todas as informações atualizadas sempre que possível. Você pode consultar essas informações nos sites das instituições/provedores financeiras oficiais.

Para mais informações sobre o Consulta Beneficio (consultabeneficio.com/disclaimer) acesse nosso aviso legal em consultabeneficio.com/disclaimer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima