Veja 5 Direitos Que O Aposentado Tem Quando Continua Trabalhando

Nos dias atuais, se aposentar e continuar trabalhando não é nada de outro mundo, não é mesmo? Ao contrário do que muita gente pensa, continuar trabalhando proporciona inúmeros benefícios, dos quais dois podem ser citados: corpo e cabeça continuarão ativos.

Muitas pessoas no momento de solicitar a aposentadoria ficam em dúvida quanto aos seus direitos, se irão perdê-los. Mas, na verdade, ao se aposentar, vários direitos estão guardados e não podem ser tirados.

No post a seguir, listamos 5 direitos que causam dúvidas nas pessoas e que são decisivos no momento de solicitar a aposentadoria ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O INSS é responsável pelo pagamento da Previdência Social.

1 – FGTS

aposentar

Ao se aposentar, o trabalhador tem direito ao saque integral do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Isso significa que ele direito de tirar todo o valor que está depositado lá. Os saques podem ser realizados em uma agência da Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável pelos pagamentos e depósitos desse tipo de poupança.

Para ter acesso ao FGTS é necessário comparecer a uma agência com os seguintes documentos: RG, carteira de trabalho, cartão cidadão ou PIS e o documento de aposentadoria.

Se a pessoa se aposentar e continuar trabalhando, ela poderá realizar os saques mensais das novas parcelas do FGTS. Caso mude de empresa, isso não será mais possível. Será necessário esperar o final do contrato para realizar os saques.

2 – PIS/PASEP

Outro direito que o aposentado tem é sobre o PIS ou PASEP. Para ter acesso ao benefício, o aposentado deve comparecer a agência responsável pelo pagamento.

O PIS é destinado aos funcionários privados e o banco responsável é a Caixa Econômica. O PASEP é destinado aos funcionários de empresas públicas e o banco responsável é o Banco do Brasil.

3 – IPTU

Em algumas cidades do Brasil, aposentados não precisam pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Essa medida é valida para qualquer aposentadoria que ele estiver enquadrado.

São Paulo é uma das cidades que isso é possível. Para conseguir, basta seguir as regras: não possui outro imóvel, usar o imóvel como morada, possuir renda de até 5 salários mínimos e um imóvel no valor de até R$ 1.176,311.

+ Você sabe calcular o FGTS? Se não sabe, clique aqui. 

+ + Empréstimo para Empreendedor Informal – consulte as condições. 

4 – Plano de Saúde

Todas as pessoas que pagaram o plano de saúde por mais de 10 anos tem o direito de manter o convênio até o resto da vida. Caso o prazo de pagamento tenha sido menor, ele poderá manter de acordo com o tempo proporcional.

Vale salientar que essa regra e valida apenas para quem pagou os planos e os planos coparticipativos não estão incluídos.

5 – Direitos Trabalhistas, Previdenciários e da Empresa

Caso a pessoa que solicitou a aposentadoria continue trabalhando, ela terá direito de manter todos os direitos trabalhistas: férias, 13º salário, férias remuneradas, entre outros.

Ela terá direito também aos benefícios da empresa como horas extras, vales alimentação e refeição, etc.

Os direitos previdenciários também devem ser mantidos: salário família para pessoas de baixa renda e a reabilitação profissional (assistência para voltar a trabalhar) são dois exemplos.

Vale salientar que não terá direito ao auxílio doença por já está recebendo aposentadoria.

aposentar

Aviso Legal!

O Consulta Beneficio consultabeneficio.com, não solicita em nenhuma situação quantia em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro. Não temos vínculo com as marcs divulgadas. Não somos instituição financeira. Somos um site de conteúdo informativo. Trabalhamos para manter todas as informações atualizadas sempre que possível. Você pode consultar essas informações nos sites das instituições/provedores financeiras oficiais.

Para mais informações sobre o Consulta Beneficio (consultabeneficio.com/disclaimer) acesse nosso aviso legal em consultabeneficio.com/disclaimer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima