7 Serviços Do Meu INSS Para Quem Vai Se Aposentar

O Meu INSS é um dos serviços mais importantes para quem quer se aposentar com tranquilidade. Isso significa que o solicitante poderá saber o tempo que falta para se aposentar, solicitação de aposentadoria ou ainda emitir os extratos necessários são alguns dos serviços disponíveis.

Aliás, pelo Meu INSS, o cidadão tem muito conforto, já que é possível fazer tudo de forma on-line. Através dele é possível agendar diversos serviços de forma pratica, ou seja, não tem a necessidade de se dirigir até uma agência física para solicitar algum deles.

Para isso, é necessário que o usuário tenha acesso à internet através de um computador, smartphone ou tablet. Vale salientar que é preciso cadastrar uma senha.

Após criar a senha, o Meu INSS pode ser usado 24 horas e 7 dias por semana. Confira 7 serviços disponíveis pela plataforma on-line.

1 – Solicitações e Agendamentos

meu inss

Bem, através do Meu INSS é possível realizar o agendamento de vários serviços não sendo necessário ir até uma agência física apenas para isso. Inclusive, o atendimento on-line agiliza o tempo e ajuda com os transmites dos processos desejados, como o envio de comprovantes, documentos, entre outros.

Alguns dos serviços que podem ser agendados são os seguintes: aposentadorias, auxílios, benefícios assistenciais, pensão, extratos e muito mais. Isso quer dizer que tanto acompanhamento quanto agendamento pode ser feitos de forma virtual.

2 – Solicitar Aposentadoria

Pedir aposentadoria é um dos serviços que está disponível desde 2018. Dessa forma, o segurado deve tirar fotos dos documentos necessários para envia-los de forma on-line.

Nesse caso, é muito importante salvar os arquivos no formato PDF para documentos digitais e JPG para imagens. Lembre-se ainda de manter os arquivos em um tamanho que não ultrapasse 5mb.

De forma geral, veja os documentos necessários para comprovar os requisitos da aposentaria:

  • RG ou CNH;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Extrato Previdenciário (CNIS)
  • Comprovante de Residência atual
  • Documentos comprovatórios dos períodos de atividades especiais como, por exemplo: áreas insalubres ou rural

3 – Simular Aposentadoria

Outro serviço bastante importante é poder Simular Aposentadoria pelo Meu INSS. A simulação da aposentaria dá a possibilidade de o solicitante estimar se tem ou não direito adquirido em alguma das modalidades disponíveis.

O Meu INSS disponibiliza informações como tempo de contribuição, carências e o tempo que falta para atingir os critérios necessários para solicitar aposentadoria através do sistema de pontos, tempo de contribuição ou por idade.

Outro diferencial é ficar por dentro de dados de forma precisa, já que eles são retirados do CNIS. Dessa forma, as opções que são apresentadas na simulação são calculadas de forma on-line e em tempo real. E caso algum dos dados estejam incorretos ou incompletos, eles poderão ser corrigidos na mesma hora.

4 – Agendar Perícia

É possível ainda solicitar pelo Meu INSS o Agendamento de Perícia. Isso quer dizer que as pessoas que estão querendo se aposentar por invalidez ou para receber o auxílio-doença pode agendar de forma on-line. Aliás, caso seja necessário à renovação desses serviços, pelo Meu INSS é possível realizar.

Dessa forma, os serviços que podem ser agendados pelo Meu INSS são os seguintes:

  • Auxílio-acidente
  • Auxílio-doença
  • Aposentadoria por invalidez
  • BPC – Benefício de Prestação Continuada

5 – Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)

Esse serviço é muito importante para que os trabalhadores com carteira assinada comuniquem se houve algum acidente de trabalho, mesmo que o trabalhador não precise do afastamento.

Vale salientar que a notificação do acidente deve ser realizada em até 1 dia útil após o acidente.

Caso o acidente ocasione o óbito do trabalhador é necessário que o empregador informe imediatamente ao INSS. Caso contrário, multas poderão ser aplicadas.

Outra informação importante é que o Meu INSS disponibiliza um formulário em branco para preenchimento manual caso seja necessário.

6 – Emissão de Guia de Pagamento (GPS)

meu inss

Para os trabalhadores autônomos e profissionais liberais, o Meu INSS pode ser de suma importância. Isso porque eles, em sua maioria, são responsáveis pelas suas próprias contribuições sociais. Isso significa que é necessário emitir a Guia de Pagamento da Previdência Social (GPS).

Inclusive, de forma geral, é através desse documento que os contribuintes individuais, facultativos, segurados especiais e empregados domésticos recolhem as contribuições.

Vale salientar que é necessário manter as parcelas em dia para garantir todos os direitos de aposentadoria. O documento pode ser pago em bancos, casas lotéricas e correspondentes bancários. Mas caso o contribuinte prefira, ele pode registrar o documento para pagar no débito automático ou ainda pode pagar pelo internet banking escaneando o boleto pelo código de barras.

7 – Extrato Contribuição CNIS

E por fim, pelo Meu INSS é possível emitir e consultar o extrato das contribuições previdenciárias, conhecido como CNIS.

Para o solicitante é extremamente importante ficar por dentro do extrato de contribuição, ou seja, é algo indispensável. Esse processo pode ser a garantia de todos os requisitos para que o pedido de aposentadoria tenha seus requisitos cumpridos.

Inclusive, é através desse relatório que a média do salário-contribuição é estabelecida. Isso significa que um eventual erro pode representar um prejuízo mensal, já que pode impactar de forma negativa no benefício.

E como ter acesso ao Meu INSS?

Acessar o Meu INSS é algo gratuito e pode ser realizado pelo site ou aplicativo através de um cadastro de identificação. Saiba como:

1 – Acesse a página Meu INSS;

2 – Selecione o botão “Entrar” e clique em “Crie sua conta”;

3 – Preencha corretamente todos os dados pessoais solicitados e conclua seu cadastro;

4 – Em seguida, valide as informações para garantir que é titular da conta.

Pronto! Com o login e senha criados, o solicitante pode ter acesso a demais serviços da plataforma do Governo. Vale salientar que o login é unificado.

Site

Depois de validar a senha e o cadastro, retorne a tela inicial do meu INSS e acesse os serviços com senha tocando em “entrar”.

Feito isso, disponibilize o CPF (apenas números) e selecione o botão “próximo”. E por fim, forneça a senha cadastrada anteriormente.

Veja mais:

+ 2 benefícios do Governo disponíveis – confira.

++ Saiba como consultar o FGTS.

Aplicativo Meu INSS

Outra alternativa bem legal é baixar o aplicativo Meu INSS. Ah, é possível realizar o download de acordo com o sistema operacional do smartphone ou tablet, que está disponível na loja de APP Google Play para Android e APP Store para IOS.

Depois de baixar de forma gratuita, basta realizar o login com a mesma senha cadastrada no site.

meu inss

Aviso Legal!

O Consulta Beneficio consultabeneficio.com, não solicita em nenhuma situação quantia em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro. Não temos vínculo com as marcs divulgadas. Não somos instituição financeira. Somos um site de conteúdo informativo. Trabalhamos para manter todas as informações atualizadas sempre que possível. Você pode consultar essas informações nos sites das instituições/provedores financeiras oficiais.

Para mais informações sobre o Consulta Beneficio (consultabeneficio.com/disclaimer) acesse nosso aviso legal em consultabeneficio.com/disclaimer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima