Prótese Ortopédica Gratuita Pelo SUS – Veja Como Conseguir

Você sabia que é possível conseguir prótese ortopédica pelo SUS de forma gratuita? Isso mesmo, de forma gratuita.

De acordo com a lei de número 8.213/91 nos artigos 89 e 90 e através da lei de Benefícios da Previdência Social, o INSS tem a obrigação de fornecer perna mecânica, braço mecânico, cadeiras de rodas, outros tipos de próteses, órteses, mais alguns aparelhos ortopédicos para dependentes e segurados.

Para ter direito a prótese é necessário que o paciente seja segurado, ou seja, estar contribuindo para Previdência Social ou estar segurado por ela. Vela salientar que os dependentes dos segurados também direito assim como aposentados e pensionistas.

E quem não se encaixa nas opções acima?

prótese ortopédica

O SUS oferece prótese ortopédica para as pessoas que nasceram sem as pernas ou tiveram a necessidade de amputar os membros.

O Ministério da Saúde através do SUS disponibiliza prótese ortopédica para população com baixa renda. Além disso, através de cada Secretaria de Saúde de cada estado ou município, existe um acompanhamento médico para que o paciente volte e se reabilite.

O objetivo é aumentar a qualidade de vida dessas pessoas que tem deficiência com inclusão social.

Veja o que engloba todo o processo de prótese ortopédica 

Praticar atividade física é recomendado por todos os médicos. Isso é uma importante ferramenta para quem sofreu acidentes e acabou perdendo algum membro.

Os exercícios físicos ajudam na força, habilidade, coordenação motora, independência e equilíbrio. Os exercícios físicos ainda ajudam na inclusão social.

1 – Tratamento;

2 – Reabilitação;

3 – Fornecimento de prótese ortopédica;

4 – Acabamento cosmético.

Parece mentira, mas não é. O paciente ainda tem a possibilidade de escolher que tratamento cosmético vai se encaixar melhor com ser perfil pessoal.

O paciente que recebe a prótese ortopédica tem a possibilidade de escolher qual o revestimento cosmético ele melhor se encaixa e o melhor: a custo zero.

Um bom exemplo disso é o Confetti. Ele devolve ao paciente todo o volume do membro que teve que ser amputado. Para se ter ideia dos seus benefícios, ao compararmos com a espuma, ele inova com solidez e com uma excelente resistência a água. Além disso, existe uma série de combinações que agradam a todos.

Por outro lado, a opção mais requisitada no mercado é a espuma. Ela atende quase que perfeitamente na colocação e tamanho do volume. Mas ela tem a duração menor e consequentemente um tempo de vida menor.

Veja também: como conseguir implante dentário pelo SUS.

+++ Consulte seu saldo do INSS agora mesmo. 

Confira como solicitar a prótese ortopédica 

Em qualquer agência do INSS, o paciente pode solicitar a prótese ortopédica. Vale lembrar que o paciente deve ser segurado pelo INSS ou ser dependente do contribuinte, aposentado ou pensionista.

Caso o paciente prefira ser atendido pelo SUS, ele pode se dirigir até a unidade de saúde mais próxima da sua casa e realizar uma consulta com o médico PSF ou credenciado pelo SUS.

Para mais informações, você pode acessar o site oficial do Ministério da Saúde.

Endereço: Ministério da Saúde, Esplanadas dos Ministérios, Bloco G, Térreo, Brasília – DF.

Disque Saúde: 136 – Ligação gratuita.

prótese ortopédica

Aviso Legal!

O Consulta Beneficio consultabeneficio.com, não solicita em nenhuma situação quantia em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro. Não temos vínculo com as marcs divulgadas. Não somos instituição financeira. Somos um site de conteúdo informativo. Trabalhamos para manter todas as informações atualizadas sempre que possível. Você pode consultar essas informações nos sites das instituições/provedores financeiras oficiais.

Para mais informações sobre o Consulta Beneficio (consultabeneficio.com/disclaimer) acesse nosso aviso legal em consultabeneficio.com/disclaimer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima