O Que É O Cartão Cidadão E Para Que Ele Serve?

Antes de qualquer coisa, vamos deixar claro que o Cartão Cidadão é um dos cartões mais importantes que o cidadão brasileiro deve ter. E mesmo sendo muito parecido com os cartões de crédito comuns, suas funções são completamente diferentes.

Através do Cartão Cidadão é possível consultar e ter acesso a benefícios do Governo que são estabelecidos de acordo com a Lei dos serviços sociais e trabalhistas, sendo pagos nos canais de pagamento autorizados pela Caixa que estão presentes em todo o Brasil.

Criamos esse post para mostrar quem tem direito ao Cartão Cidadão e que documentos são necessários para solicita-lo.

Quem tem direito ao Cartão Cidadão

cartão cidadão

Bem, o Cartão Cidadão é especifico para quem quer sacar e receber os benefícios trabalhistas e sociais e que não tem conta na Caixa.

Além disso, outra função do Cartão Cidadão é fazer com que o trabalhador não fique esperando por longos períodos para poder ter acesso aos benefícios disponíveis porque não tem uma conta na Caixa.

Isso significa que de forma mensal, a Caixa Econômica deposita o dinheiro no Cartão Cidadão, trazendo agilidade e rapidez, para que você saque na hora que achar necessário.

Aliás, o Cartão Cidadão é emitido apenas quando há um benefício disponível e ele deve ser feito na Caixa Econômica.

Inclusive, ele é importante para consultar extratos e saldos do FGTS ou ainda verificar se tem direito e mais algum benefício disponibilizado pelo Governo.

E quais são as operações que podem ser realizadas pelo Cartão Cidadão?

Outro ponto importante que vamos deixar claro é que o Cartão Cidadão não pode ser usado para efetuar compras on-line ou físicas, ou seja, sua função é de uso exclusivo para que os brasileiros que não possuem conta na Caixa, recebam os benefícios concedidos pelo Governo.

Ah, e outra grande vantagem do Cartão Cidadão é que o beneficiário não precisa se dirigir até um local especifico para realizar o saque do benefício. Isso significa que existem diversos pontos espalhados pelo Brasil que são autorizados para efetuar pagamentos, como por exemplo: casas lotéricas.

E os saques podem ser realizados no momento que o beneficiário quiser e no lugar mais próximo de sua casa.

Operações que podem ser realizadas com o Cartão Cidadão

  • Consultar extrato e saldo do FGTS
  • Realizar saque da conta que esta vinculada ao FGTS até o valor de R$ 1.500,00
  • Consultar cotas e saldo do PIS
  • Receber os benefícios que são referentes aos programas de transferência de renda, Abono Salarial, rendimentos disponíveis pelo PIS e o Seguro Desemprego

E como consultar o saldo do Cartão Cidadão?

A resposta é sim. A consulta do saldo do Cartão Cidadão é tranquila e fácil. E para fazer isso é necessário realizar o login através do número do CPF, NIS ou e-mail. Aliás, é necessário clicar em “Cadastrar/Esqueci minha senha” para realizar o cadastro de uma senha exclusiva para o site que permite visualizar as informações que estão no cartão.

Em seguida, retorne a página principal para fazer o login com a senha cadastrada. E, ao logar, escolha o benefício desejado para saber se a quantia foi depositada e o valor disponível. Dessa forma, os dados estarão disponíveis na sua tela.

E caso você prefira, o telefone da Caixa Econômica está disponível para mais informações: 0800 726 0207. Ah, e a ligação é gratuita.

E como emitir o Cartão Cidadão?

E para ter o Cartão Cidadão, é necessário o cadastramento no PIS/Pasep – Programa de Integração Social, NIS – Número de Inscrição Social ou ainda o NIT – Número de Inscrição do Trabalhador.

Vale salientar que a emissão do Cartão Cidadão é gratuita e não é cobrada anuidade.

Bem, e se você já confirmou se tem algum direito social ou trabalhista disponível e não possui conta na Caixa, basta entrar em contato pelo telefone de atendimento ao cidadão: 0800 726 0207.

E você pode se dirigir até uma agência Caixa (deve ter os devidos cuidados por causa da pandemia do coronavírus) com os seguintes documentos em mãos:

– Carteira e identidade que possua foto

– Carteira de trabalho

– CPF

– Comprovante de residência

– Rendimento PIS, Seguro Desemprego ou Abono Salarial

Ah, e o telefone da Caixa está disponível entre as 10 horas e 18 horas de segunda à sexta feira.

E a senha do Cartão Cidadão?

cartão cidadão

Bem, ao solicitar o Cartão Cidadão, o solicitante deve fazer o cadastramento de uma senha no sistema da Caixa. Ele garante o atendimento de forma segura e prática nos terminais de autoatendimento disponíveis pela Caixa , que podem ser as Casas Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui, Agências ou pontos disponíveis de atendimento do banco.

E para fazer a senha é necessário se dirigir até uma a uma Casa Lotérica com o cartão e um documento oficial que tenha foto, podendo ser:

– RG (Carteira de Identidade)

– CNH (Carteira Nacional de Habilitação): deve conter foto, podendo estar fora do prazo de validade ou modelo original

– Carteira Profissional, podendo ser: OAB, CRM, etc

– CTPS: modelo informatizado

– Carteira funcional

– Identidade militar

– Carteira de identidade de estrangeiros

– Passaporte

– ETC

Veja também:

+ Solicite o CPF de forma on-line e gratuita.

++ Saiba como recuperar a senha do Cartão Cidadão.

Cartão Cidadão – mais informações

E para obter mais informações acesse o site da Caixa ou ligue para os telefones disponíveis.

– SAC: 0800 726 0101.

– Ouvidoria: 0800 725 7474.

cartão cidadão

Aviso Legal!

O Consulta Beneficio consultabeneficio.com, não solicita em nenhuma situação quantia em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro. Não temos vínculo com as marcs divulgadas. Não somos instituição financeira. Somos um site de conteúdo informativo. Trabalhamos para manter todas as informações atualizadas sempre que possível. Você pode consultar essas informações nos sites das instituições/provedores financeiras oficiais.

Para mais informações sobre o Consulta Beneficio (consultabeneficio.com/disclaimer) acesse nosso aviso legal em consultabeneficio.com/disclaimer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima