Veja Quem Vai Receber O 14° Salário Do INSS

Visando atender aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o senado deve votar uma sugestão legislativa (SUG), depois que cerca de 40 mil pessoas assinaram o texto que tem como objetivo a criação do 14° salário do INSS.

O objetivo é que o pagamento do 14° salário do INSS seja realizado ainda esse ano.

INSS

A proposta da criação foi apresentada através do advogado Sandro Gonçalves – Ribeirão Preto/SP. Em seguida, ela foi transformada em SUG e começou a tramitar dentro da comissão de Direitos Humanos (CDH), sendo presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Ele também foi nomeado como relator do projeto.

Além disso, Paim está procurando uma forma para mudar essa preposição para que o 14° salário se torne um projeto de lei, com a ideia e acelerar a tramitação do projeto.

Aliás, a necessidade da proposta ocorreu por causa do adiantamento do 13° salário que foi pago de forma antecipada por causa da pandemia do novo coronavírus.

Vale salientar que esse pagamento adiantado pode fazer com que o segurado fique com chance de não ter renda até o final do ano por causa da crise.

O senador Paim, que está no comando da relatoria do projeto, disse que concorda com os argumentos que foram apresentados no texto.

E ele ainda acrescentou que nos dias atuais, o quadro de aposentadoria do Brasil está muito mais crítico principalmente por causa do coronavírus. Isso acontece por que os idosos são mais vulneráveis ao vírus, o que aumentou o gasto com remédios.

Cerca de 70% dos segurados da previdência tem direito e recebem um salário mínimo. Inclusive, no mês de abril, em torno de 30 milhões de pessoas receberam antecipadamente o 13° salário do INSS.

Outro ponto importante é que para realizar o pagamento, ou melhor, a antecipação do 13º salário, onde e foi dividido em duas parcelas, o Governo teve que gastar o equivalente a R$ 24 bilhões.

Veja também:

+ PIS Emergencial de até R$ 1.045,00 disponível – veja se você tem direito. 

++ Veja importância de saber o número do NIS.

Mas, apenas disso, já havia previsão para esse orçamento, ao contrário do que pode ser desembolsado com o 14° salário do INSS, já que esse não é um gasto planejado para esse ano.

Ainda segundo Paim, não há necessidade de se preocupar de onde o dinheiro vai ser retirado para arcar com o 14° salário do INSS. Vale salientar que o congresso aprovou a PEC do Orçamento de Guerra, onde é permitido rapidez e menos burocracia nas medidas para combater o coronavírus.

INSS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima