Veja Como Fazer O CPF De Forma On-line E Gratuita

Passando por uma crise de saúde por causa do coronavírus, muitas pessoas estão tendo dificuldades para tirar o CPF, que é um dos documentos mais importantes que um cidadão pode ter.

Dessa forma, a Receita Federal permite que o cidadão solicite o CPF de forma on-line e gratuita através do seu site.

E ao ter o CPF, o cidadão poderá usa-lo de diversas maneiras. Aliás, através do CPF é possível se inscrever em concursos públicos, é possível ser identificado como contribuinte do imposto de renda, é possível tirar a carteira de trabalho, obter passaporte, etc.

Bem, e outra informação importante sobre o CPF é que os cartões de plástico não são mais emitidos desde 2011. Isso quer dizer que o cidadão pode comprovar a existência do CPF de forma virtual.

Além disso, quem precisar do CPF, poderá imprimir a inscrição do mesmo pela internet.

Ah, e existem ainda mais uma opção para emissão do CPF. Ele pode ser armazenado pelo Aplicativo Pessoa Física, que está disponível tanto para celulares Android quanto para celulares IOS.

Ao sair da maternidade o CPF estará disponível

CPF

Bem, desde o ano de 2017, o CPF passou a ser incluído nas certidões de nascimento, óbito e casamento. Isso quer dizer que os bebes já saem da maternidade com a numeração do CPF definida e inscrita no registro. Essa iniciativa começou em São Paulo no ano de 2015.

E como solicitar o CPF?

Muitas pessoas saíram da maternidade sem o CPF na certidão de nascimento. Dessa forma, veja como obtê-lo:

1 – Correios, Caixa Econômica e Banco do Brasil

  • Quem poderá solicitar: brasileiros e estrangeiros que moram no Brasil
  • Quando: de segunda à sexta feira (exceto aos sábados, domingos e feriados)
  • Valor: 7 reais
  • Documentos necessários para solicitação, podendo ser cópias ou originais autenticadas: RG, certidão de nascimento ou título de eleitor (deve ter idade entre 18 e 69 anos) e para quem é menor é necessário disponibilizar um documento de um dos pais ou do responsável

2 – Entidades conveniadas

  • Saiba as entidades conveniadas
  • Quem pode tirar: brasileiros que residem no Brasil
  • Valor cobrado: gratuito
  • Documentos necessários para solicitação, podendo ser cópias ou originais autenticadas: RG, certidão de nascimento ou título de eleitor (deve ter idade entre 18 e 69 anos) e para quem é menor é necessário disponibilizar um documento de um dos pais ou do responsável

Tem como mudar o endereço cadastrado?

A resposta é sim. As pessoas que já possuem o CPF cadastrado pode realizar a mudança de endereço de forma gratuita pela internet.

E como solicitar o CPF estando no exterior?

As pessoas que moram no exterior ou que estão passando apenas um tempo no exterior e os cidadãos estrangeiros que estão fora do Brasil e precisam tirar o CPF (para abrir um negócio no país, por exemplo) deve seguir algumas regras especificas.

E essas regras e informações poderão ser consultadas em representações brasileiras diplomáticas gratuitamente.

Para os brasileiros

E para solicitar o CPF, o brasileiro deve fornecer os seguintes documentos, sendo originais ou cópias autenticadas: RG, certidão de nascimento ou título de eleitor (deve ter idade entre 18 e 69 anos) e caso seja menor de idade deve disponibilizar um documento do responsável ou de um dos pais. Além disso, deve fornecer o Formulário de Ficha Cadastral de pessoa física estando preenchido de forma correta.

Para os estrangeiros

Para os estrangeiros que querem tirar o CPF é necessário apresentar um documento de identificação que esteja valido dentro do seu país, podendo ser passaporte (exemplo).

Outra informação importante é que o estrangeiro que mora no Brasil ou que está de passagem pelo Brasil consegue o CPF no site da Receita Federal gratuitamente.

Brasileiro que mora no exterior, mas que está no Brasil

CPF

Bem, o brasileiro que reside no exterior, mas que está no Brasil pode se dirigir até a uma unidade da Receita Federal e solicitar de forma gratuita.

Dessa forma, é preciso levar os seguintes documentos originais ou cópias autenticadas: : RG, certidão de nascimento ou título de eleitor (deve ter idade entre 18 e 69 anos) e caso seja menor de idade deve disponibilizar um documento do responsável ou de um dos pais.

E como solicitar CPF para mortos?

Pode até parecer estranho, mas de forma eventual e por questões legais, é necessário solicitar CPF para pessoas que já faleceram.

E para isso, o atendimento acontece em uma das unidades da Receita Federal, sendo necessário levar os seguintes documentos, além dos já citados acima: atestado de óbito, documento para que haja comprovação da necessidade de tirar o CPF, documento de identificação do inventariante, cônjuge meeiro, convivente ou sucessor (caso a pessoa falecida tenha bens para inventariar) ou ainda algum documento de identificação que comprove o grau de parentesco (caso a pessoa falecida não tenha bens a inventariar).

Veja também:

+ Veja os documentos necessários para solicitar o Seguro Desemprego.

++ Veja como obter a Carteira de Trabalho Digital. 

CPF pelo site da Receita Federal

Bem, você já viu que o CPF é um dos documentos mais importantes que uma pessoa ter e dessa forma, é possível solicitar pelo site da Receita Federal gratuitamente.

Ah, além de ele está disponível de forma gratuita, ele está disponível para pessoas com idade entre 18 e 25 anos e que estejam com o título de eleitor em situação regular.

1 – Acesse o site da Receita;

2 – Selecione a opção “CPF”;

3 – Na opção disponível “Serviços em Destaque” selecione a opção “Inscrição 1ª via CPF – brasileiros residentes no Brasil”;

4 – Feito isso, clique na opção “Pessoas de 16 a 25 anos que possuem Título de Eleitor Regular” e para isso clique em on-line;

5 – Preencha os dados com as informações pessoais necessárias e clique em enviar que está no final da página.

Outro ponto importante é que o cartão físico do CPF não é mais emitido, já que alguns outros documentos possuem a numeração do CPF (por exemplo: carteira de motorista e RG). Isso significa que não é mais necessário apresentar o cartão. Contudo, é possível emitir o CPF, ou melhor, a inscrição do CPF pelo site da Receita Federal.

E caso o seu CPF esteja de forma irregular por causa de alguma pendência eleitoral, esse processo também está disponível de forma on-line.

CPF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima