Saiba Como Recuperar A Senha Do Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é um dos documentos mais importantes que um cidadão pode ter. Através dele é possível ter vários benefícios trabalhistas e sociais e dois bons exemplos disso é o INSS e o PIS.

E para usar o Cartão Cidadão é necessário cadastrar uma senha de seis dígitos. Mas, muitas vezes, acabamos esquecendo essa senha, o que acaba gerando diversos transtornos.

Além disso, no Cartão Cidadão estão informações muito importantes do trabalhador brasileiro, entre as quais podemos citar: Seguro Desemprego, FGTS, Abono Salarias e programas populares como Bolsa Família, Bolsa Atleta, Bolsa Escola, etc.

Vale salientar que com o Cartão Cidadão é possível utilizar os canais atendimento da Caixa Econômica, já que muitos deles estão espalhados por todo o Brasil, ou melhor, por muitas cidades brasileiras.

E ao solicitar e adquirir o Cartão Cidadão é necessário cadastrar uma senha de seis dígitos, sendo escolhida pelo próprio usuário. Mas, devido a algum problema, o usuário pode esquecer a senha se tornando necessária a recuperação dela.

E para ajudar, você, que acabou perdendo ou esquecendo a senha do Cartão Cidadão criamos esse post onde vamos mostrar passo a passo como fazer esse procedimento.

E como é o cadastramento da senha do Cartão Cidadão pela primeira vez?

cartão cidadão

Um dos pontos principais do Cartão Cidadão é entender que a utilização dele só é possível através do cadastramento da senha de seis dígitos. E através dessa senha e do cartão, o beneficiário terá acesso aos benefícios disponíveis pelo Governo que são pegos através da Caixa Econômica nos caixas eletrônicos e/ou casas lotéricas.

Além disso, apenas o primeiro cadastro pode ser efetuado pelo telefone. Isso quer dizer que é preciso ligar para o atendimento da Caixa ao solicitante, ou melhor, ao cidadão, pelo número: 080 726 0207. Em seguida, o cidadão deve comparecer a uma agência com a seguinte documentação em mãos:

  • RG (Carteira de Identidade)
  • Alguma Carteira Profissional (OAB, CRM, etc)
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Nela deve estar contida uma foto e ela pode ser no modelo digital. Além disso, ela pode estar vencida
  • CTPS – modelo informatizado
  • Carteira Funcional
  • Identidade Militar
  • Carteira de Identidade de Estrangeiros
  • Passaporte, etc

Senha Cidadão: como ela é bloqueada?

Um dos problemas mais comuns do Cartão Cidadão é o bloqueio da senha. E isso acontece com frequência por que ele não e utilizado regularmente fazendo com a senha escolhida seja esquecida.

Isso significa que no momento da utilização do Cartão Cidadão, o usuário acaba esquecendo qual é a senha e o cartão acaba sendo bloqueado e isso faz com esse cidadão não tenha acesso aos benefícios disponíveis pelo Governo.

Outro ponto que deve ser entendido é que o Cartão Cidadão é bloqueado depois de muitas tentativas mesmo que o usuário venha acertar depois.

Mas como recuperar a senha do Cartão Cidadão?

Ainda existem muitas dúvidas entre as pessoas que perderam a senha do Cartão Cidadão e querem recupera-la. E essas dúvidas passam pelo atendimento ao cliente pela internet ou pelo telefone.

Contudo, as pessoas que perderam a senha não podem realizar o cadastro por esses dois canais de atendimento.

Siga nosso passo a passo.

Uma agência Caixa Econômica ou Casa Lotérica deve ser procurada

Bem, o primeiro passo para recuperação da senha é se dirigir até uma agência Caixa Econômica ou a uma Casa Lotérica. Vale salientar que esse tipo de serviço ainda não possui autorização para acontecer em algum outro posto de atendimento, sendo necessário se dirigir até a agência mais próxima de casa para mais informações de forma correta.

E quais são os documento necessários?

cartão cidadão

Para ter de volta a senha do Cartão Cidadão é necessário ter em mãos os seguintes documentos:

  • RG (Carteira de Identidade)
  • Carteira de Trabalho

E não esqueça de forma alguma de levar o Cartão Cidadão.

A importância do Cartão Cidadão

Já deu para notar que o Cartão Cidadão é um dos documentos mais importantes que uma pessoa pode ter, sendo de extrema importância para as pessoas de baixa renda.

E outra informação bem importante é que o Cartão Cidadão possibilita os cidadãos ao recebimento de boa parte dos benefícios que são disponibilizados pelo Governo, sendo pagos através da Caixa Econômica.

E para ter acesso ao Cartão Cidadão é preciso estar encaixado nos seguintes requisitos:

  • Estar em dia com o PIS
  • Deve ter em mãos o NIS (Número de Inscrição Social) ou o NIT (Número de Inscrição do Trabalhador)
  • Todas as informações pessoais devem estar cadastradas de forma correta na Caixa Econômica Federal
  • O endereço que está na Caixa Econômica devem estar correto

Em seguida, é preciso ir até uma agência Caixa Econômica para ter acesso ao Cartão Cidadão.

Fique de olhos nos benefícios disponíveis pelo Governo para que, você cidadão, possa ter direito a algum deles.

Veja também:

+ Documentos necessários para solicitar o Seguro Desemprego.

++ Solicite o Seguro Desemprego pela Carteira de Trabalho Digital. 

Mais informações sobre o Cartão Cidadão

Bem, o Cartão Cidadão é um documento de extrema importância para as pessoas. Dessa forma, para esclarecer qualquer dúvida, o site da Caixa Econômica está à disposição ou ainda através de algum dos telefones disponíveis.

  • SAC – 0800 726 0101.
  • Ouvidoria – 0800 725 7474.

cartão cidadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima