Veja Como Solicitar O CPF Pela Internet

Poucas pessoas sabem, mas é possível solicitar o número do CPF pela internet com conforto e tranquilidade. Esse serviço está disponível de forma gratuita onde Receita Federal emite o número na hora através de um formulário.

Aliás, o cidadão pode solicitar tanto a primeira via quanto a segunda via do CPF. Inclusive, os dois serviços estão disponíveis 24 horas por dia nos sábados, domingos e feriados.

O sistema on-line foi anunciado em agosto de 2012 e antes de o serviço está disponível de forma on-line, era necessário o cidadão se dirigir até uma agência dos correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica, pagar uma taxa de R$ 5,70 e solicitar.

Dessa forma, criamos esse artigo para ajudar você a solicitar o CPF pela internet, sendo possível solicitar também a segunda via.

Veja como solicitar a 1ª via do CPF pela internet

cpf

Bem, a importância do CPF para o brasileiro é muito grande. Dessa forma, ele é disponibilizado pela Receita Federal para identificar os contribuintes. Vale salientar que são 11 números e eles só mudam de houver uma decisão judicial.

E para solicitar a 1ª via siga os passos a seguir:

1 – Acesse o site da Receita Federal;

2 – Preencha o formulário disponível fornecendo informações básicas como data de nascimento, o número do título de eleitor, sexo, local de nascimento e o nome da mãe. Inicialmente, o pedido estava disponível apenas para as pessoas que possuem título de eleitor e que tinham menos de 25 anos.

Cartão CPF

Outra informação importante é que o cartão físico azul do CPF com uma tarja magnética, não é disponibilizado pela Receita Federal desde 2010, já que o número do CPF pode ser encontrado em outros documentos, como por exemplo: Carteira de Identidade e Carteira de Motorista.

O serviço on-line é utilizado apenas para emitir um comprovante de inscrição que poderá ser impresso pelo solicitante e reimpresso sempre que ele quiser.

E como tirar a segunda via do CPF?

cpf

Outra coisa bem importante ao tirar o CPF é poder prestar Concurso Público, realizar matricula em universidade, abrir conta em banco, entre outras coisas.

E para solicitar a segunda via siga os passos a seguir:

1 – Acesse o site da Receita Federal;

2 – Existem três situações para pedir reimpressão;

– Não apresentou a Declaração do Imposto de Renda nos dois exercícios anteriores.

– Disponibilizou a Declaração do Imposto de Renda pelo menos uma vez nos últimos dois exercícios.

– Possuir código de atendimento que foi gerado por uma solicitação realizada em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Correios ou ainda em alguma representação diplomática fora do Brasil.

3 – Dependendo da sua situação, você será encaminhado para Impressão Simplificada, o Atendimento Virtual (e-CAC) ou para impressão por Código de Atendimento.

Além disso, ao solicitar o CPF de forma on-line, informações serão cruzadas com outras bases de dados para evitar fraudes.

Vale salientar que o número será gerado após a validação de todas as informações e caso haja inconsistência, e recomendação é solicitar o documento de forma presencial.

Veja também:

+ Veja como consultar o NIS para ter acesso aos Programas Sociais.

++ 2 benefícios disponíveis pelo Governo – confira.

Solicitar CPF – Receita Federal

Você poderá ainda ter acesso a outros serviços ao acessar o site da Receita Federal, confira:

  • Regulariza o cadastro do CPF
  • Alterar cadastro do CPF
  • 2ª via CPF
  • CPF no celular
  • Perguntas e respostas
  • Nome social
  • Inscrição 1ª via
  • Inscrição 1ª via para estrangeiros residentes no Brasil ou em Trânsito
  • Regularização CPF
  • Comprovante de inscrição 2ª via
  • Comprovante de situação cadastral

cpf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima