Curso De Mecânico De Motos SENAI – Veja Como Fazer

Você que tem o sonho de trabalhar na área de Mecânica saiba que o SENAI disponibiliza o curso de Mecânico de Motos. O SENAI é considerado uma das maiores instituições de ensino do Brasil e dessa forma, ela prepara o aluno para manusear e desenvolver todos os aspectos de um dos veículos mais utilizados do Brasil.

Outra informação muito importante é que uma boa capacitação profissional pode ser muito importante para conseguir um bom emprego.

Aliás, para os alunos do ensino médio, o curso de Mecânico de Motos pode ser uma excelente oportunidade de qualificação profissional para entrar em um mercado de trabalho bem competitivo. Em muitos casos, é até a primeira oportunidade de realizar um curso.

Outro detalhe que chama atenção é porque o SENAI é uma das instituições de ensino de grande qualidade no Brasil, o que faz do curso de Mecânico de Motos um dos mais procurados.

Bem, sem mais conversa vamos ao curso de Mecânico de Motos do SENAI. Suas características e como funciona estarão logo a seguir, confira.

Curso de Mecânico de Motos

curso de Mecânico de Motos

Você já viu que é possível encontrar uma boa colocação no mercado de trabalho, não é mesmo? Agora fique atento a todas as características do curso de Mecânico de Motos.

O curso de Qualificação Profissional de Motocicletas procura capacitar profissionais para que eles realizem manutenção nos sistemas mecânicos e elétricos das motocicletas. Inclusive, o aluno vai entender como usar ferramentas seguindo as normas técnicas necessárias, normas ambientais e de segurança.

Quais são os requisitos para participar do curso de Mecânico de Motos?

Para realizar o curso de Mecânico de Motos é necessário ter idade superior a 16 anos e se encaixar nos requisitos a seguir:

  • Estar cursando o ensino fundamental a partir da 6ª série
  • O aluno deve ter terminado a 6ª série ou 7° ano do ensino fundamental
  • Deve ainda ter concluído o curso de Qualificação Profissional de Auxiliar Mecânico de Motocicletas ou
  • Comprovar experiências profissionais anteriores a essa qualificação que foram adquiridos em algum outro curso, em outro trabalho ou ainda de forma informal

Programação do curso de Mecânico de Motos do SENAI

O curso de Mecânico de Motos do SENAI é bastante completo e seu conteúdo é bem abrangente. O aluno vai aprender diversos aspectos, confira:

1 – Fundamentos da Eletricidade;

2 – Como identificar os princípios da eletricidade aplicáveis ao sistema elétrico automotivo;

3 – Como identificar os componentes elétricos aplicáveis ao sistema elétrico automotivo;

4 – Montagem de circuitos elétricos: série, paralelo e rele;

5 – Instrumentos de medição elétrica;

6 – Interpretação de esquemas elétricos automotivos;

7 – Diagnosticar defeitos em circuitos elétricos: série, paralelo e rele;

8 – Sistemas elétricos da motocicleta;

9 – Interpretação das informações fornecidas pelos clientes sobre problemas no sistema elétrico da motocicleta;

10 – Como aplicar procedimentos, normas técnicas, equipamentos  de inspeção e ferramentas, manutenção, limpeza, remoção, reparação, substituição e teste de componentes dos sistemas elétricos da motocicleta;

11 – Realização de diagnósticos para buscar resolver os defeitos dos sistemas elétricos da motocicleta;

12 – Montagem, desmontagem, ajustes, cálculos, regulagens, medições e substituição de componentes dos sistemas elétricos da motocicleta;

13 – Motor de combustão interna e transmissão da motocicleta;

14 – Interpretar e entender as informações fornecidas pelos clientes sobre defeitos de motor de combustão interna e transmissão da motocicleta;

15 – Como aplicar procedimentos, normas técnicas, ferramentas e equipamentos referentes a inspeção, limpeza, manutenção, substituição, remoção, reparação e teste de componentes do motor de combustão interna e transmissão da motocicleta;

16 – Diagnosticar os defeitos do sistema de arrefecimento;

17 – Diagnosticar os defeitos do sistema de lubrificação;

18 – Realização de montagem, desmontagem, regulagem, substituição, ajustes, cálculos e medições dos componentes do motor de combustão interna e transmissão da motocicleta.

Características do curso de Mecânico de Motos

curso de Mecânico de Motos

Já deu para perceber que o curso de Mecânico de Motos é bem abrangente. Mas, além do que foi visto acima, o curso procura desenvolver habilidades e competências que visam tornar o aluno um excelente profissional. Inclusive, ao se formar, o aluno vai poder trabalhar em indústrias, oficinas, revendas, assistências técnicas, entre outros.

Outra dica bastante legal é que o aluno pode investir na abertura da própria oficina, ou melhor, investir no próprio negócio.

Aliás, o curso possui 160 horas de carga horária e um dos seus módulos de aprendizagem envolve segurança do trabalho, importância e conscientização de usar os equipamentos de segurança e proteção individual e a importância do desenvolvimento sustentável.

Veja também:

+ Curso de Bombeiro Civil do SENAC – saiba como se matricular. 

++ Curso Técnico de Eletromecânica SENAI 2021. 

Mais sobre o SENAI

Bem, o SENAI é uma das maiores instituições de ensino do Brasil. Isso significa credibilidade e qualidade nos cursos disponibilizados.

O que garante essas características positivas é o tempo de experiência e atuação no mercado de educação. Além disso, os métodos utilizados envolvem materiais de ensino inovadores, equipe de docentes competentes que procura preparar da melhor maneira possível o profissional para o mercado de trabalho.

Outra informação bem legal é que o SENAI trabalha alinhado com as indústrias brasileiras buscando atender a demanda de todas elas.

Para obter mais informações acesse o site ou ligue: (11) 2066 1988.

Escola SENAI “Conde José Vicente Azevedo”. Rua Moreira de Godoí, n° 226 – Ipiranga/São Paulo.

E-mail: [email protected].

curso de Mecânico de Motos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima